A hipertensão – conhecida também como pressão alta – é uma das doenças mais comuns do mundo. Em grande parte dos casos, a doença se manifesta com o envelhecimento, sendo mais frequente em pessoas com mais de 55 anos, mas todo cuidado é pouco mesmo em pessoas mais jovens.
A hipertensão é uma doença crônica definida como pressão sanguínea acima de 14 por 9. Apesar de ser esse o fator de definição, para se ter o diagnóstico correto, é necessário fazer uma série de verificações por um profissional da saúde.
A hipertensão também é responsável pelas principais doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC, que são as duas maiores causas de morte no mundo. E apesar de não ter cura, a pressão alta pode ser controlada com um tratamento adequado.
A hipertensão pode estar relacionada com a hereditariedade. Mas, existem fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença:
-Tabagismo;
-Colesterol elevado;
-Estresse;
-Sedentarismo;
-Consumo de álcool;
-Hipertireoidismo;
-Consumo de sal em excesso;
-Uso constante de alguns medicamentos como anti-inflamatórios.
Quando diagnosticado pelo médico e dependendo do grau de hipertensão, é necessário o uso de medicamentos. É importante que esse acompanhamento seja feito periodicamente, pois o quadro de gravidade pode alterar - tanto para mais grave, quanto para menos - e com isso, é necessário alterar a dosagem da medicação.
Para prevenir a hipertensão ou diminuir a gravidade da doença, é importante você manter boas hábitos e ter uma vida mais saudável, como:
- Praticar exercício físico regularmente;
- Alimentação saudável;
- Evitar fumar e ingerir bebida alcoólica;
- Controlar o estresse;
- Controlar doenças como diabetes e hipertireoidismo;
- Consumir mais fibras;
Esteja atento a sua saúde e faça exames e consultas com frequência.
Nossa equipe está à disposição para auxiliar você e sua família!