Piscamos e já estamos na Páscoa, essa época deliciosa que amamos. E esse sentimento em parte vem é claro, de podermos estar com quem amamos em um momento de união, agradecimento, renovação e de muito amor.
Mas para quem gosta de doce, a Páscoa também é sinônimo gostosuras e muito chocolate. Por isso, nesse ano nada de sentir culpa, por sair da dieta ou aproveitar todas as delícias que o coelhinho traz. Muito menos correr dos chocolates.
Lembre-se que uma vida saudável busca equilíbrio e que nem sempre se privar de algo é o melhor caminho. Hoje muitas especialistas já alertam para o fato de que “cortar” radicalmente qualquer alimento, não é o correto para se atingir bons resultas em emagrecimento, por exemplo.
Então tenha bom senso e faça escolhas inteligentes. Lembrando sempre do combo: beber muita água, alimentação saudável, rica em frutas, verduras, fibras e legumes, além de exercício físico, atenção à saúde mental e qualidade do sono. Estas são regrinhas básicas para uma vida saudável e a manutenção do peso.
Para te deixar mais tranquilo quanto ao chocolate, veja alguns fatos importante sobre esse doce:
1. Chocolate pode ajudar a emagrecer:
Até parece mentira, não é mesmo? Mas é verdade, o chocolate realmente pode ajudar a emagrecer, porque pequenas doses diárias do alimento ajudam a manter o metabolismo mais acelerado, facilitando o processo de emagrecimento. Além disso, os antioxidantes presentes no chocolate amargo, ajudam a regular a saciedade.
2. Chocolate melhora a saúde do coração:
Muitos estudos demonstram que consumir chocolate com moderação ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas e hipertensão. Isso porque o chocolate possui potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides na sua composição. Essa substância traz inúmeros benefícios como a regulação dos níveis de colesterol, a diminuição dos sintomas da menopausa e o combate a infecções.
3. Chocolate estimula o sistema nervoso central:
O chocolate possui teobromina, substância com ação semelhante à cafeína. O que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e na diminuição da pressão arterial. Essa substância encontra-se principalmente no chocolate amargo.
4. Chocolate aumenta a sensação de bem-estar:
Quem nunca comeu aquele chocolatinho, e já se sentiu bem e muito mais feliz? Isso ocorre porque nosso cérebro ativa o sistema de recompensa e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis nas sensações de prazer e bem-estar.
Na dúvida, procure um nutricionista na São Lucas, orientação pode te ajudar a alcançar melhores resultados.
Saboreie a Páscoa, do lado de quem você ama.