Estamos no “Fevereiro Laranja'', campanha que tem como objetivo conscientizar sobre a Leucemia. Essa doença, está entre as dez mais comuns entre mulheres e homens no Brasil. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2020, o país teve 10.810 novos casos de leucemia, o que significa um aumento de 31,8% comparado a outros anos.
Leucemia é um tipo de câncer que se inicia na medula óssea. Causando o crescimento acelerado e anormal das células do sangue, que são responsáveis por proteger o organismo.
Existem mais de 12 tipos de leucemia, porém as quatro mais recorrentes são: Leucemia mieloide aguda (LMA), Leucemia mieloide crônica (LMC), Leucemia linfocítica aguda (LLA) e Leucemia linfocítica crônica (CLL).
A origem dessa doença ainda é desconhecida, por isso, a melhor forma de prevenção é manter as consultas médicas e exames de sangue em dia. Lembrando que quanto mais cedo a doença for detectada, maiores as chances de cura.
Os sintomas estão ligados ao acúmulo de células defeituosas na medula óssea, interferindo no funcionamento da células sanguíneas saudáveis, Por isso, fique atento a sintomas como: anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, perda de peso, hematomas e sangramentos na gengiva ou nariz.
Prevenção é sempre o melhor remédio, não deixe de agendar um CHECK-UP na São Lucas Palhoça.