Desequilíbrios hormonais são muito mais comuns do que imaginamos. Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas, que funcionam como “mensageiras” para o controle e o funcionamento do corpo.
Eles são responsáveis por regular o crescimento, atuam na vida sexual, no metabolismo, entre outros. Por isso, qualquer alteração deles causa um grande impacto na saúde, podendo até mesmo causar doenças como: diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, entre outras.
Esse problema é mais comum nas mulheres, visto que elas passam continuamente por alterações, como gravidez e menstruação. Porém homens também podem sofrer com alterações e desequilíbrios hormonais, principalmente após os 50 anos, devido à andropausa.
Os sintomas de um desequilíbrio hormonal, podem passar despercebidos, pois muitas vezes são confundidos com cansaço e excesso de trabalho. Por isso, é importante realizar um checkup regular e procurar um médico sempre que surgirem:
1) Cansaço constante: Mesmo dormindo e descansando, você ainda sente exaustão e pouca disposição? Esse problema está ligado ao hormônio da tireoide, que controla o metabolismo, quando a produção dele cai, o corpo começa a funcionar mais lentamente, deixando o indivíduo com menos energia, maior sensação de cansaço e dificuldade para se concentrar até mesmo pensar.
2) Dificuldades para dormir: é o sintoma mais comum, principalmente em pessoas estressadas ou que sofrem com ansiedade. Diversos hormônios são responsáveis pela regulação do sono, como a melatonina, testosterona, hormônios GH (do crescimento) e da tireoide. A alteração de qualquer um desses hormônios provoca insônia e maior agitação durante o dia.
3) Excesso de fome; o hormônio grelina, também é conhecido como o hormônio da fome. Quando ele esta mais alto que alguns hormônios , como oxintomodulina e a leptina, causa sensação de fome, até mesmo depois de já ter se alimentado.
4) Ansiedade, irritabilidade e depressão: são sintomas mais evidentes de alterações hormonais bruscas. Hormônios como tireoidiano e os sexuais, tem relação direta com o equilíbrio hormonal. Em combinações neurotransmissores, como serotonina e dopamina, essas substâncias químicas interferem diretamente na sensação de bem-estar e prazer. Por isso, um desequilíbrio desses afeta principalmente o humor, podendo causar um quadro depressivo, ou ansioso.
5) Excesso de espinhas: O aumento do hormônio testosterona ocasiona o excesso de oleosidade da pele, tanto em homens quanto em mulheres. Consequentemente com aumento de oleosidade na pele, ocorre surgimento excessivo de espinhas ou acnes, que podem se tornar constantes;
6) Baixa libido: Os hormônios da testosterona e estrógeno são responsáveis pelo desejo sexual, em homens e mulheres, quando estes hormônios estão em desequilíbrio, causa baixo ou nenhum interesse sexual, e em mulheres também pode causar falta de lubrificação.
Saiba Mais:
Ligue: (48) 3242 7788.
WhatsApp: (48) 3242 7788.
www.hcsaolucas.com.br